Uma das maiores contribuições que nós podemos dar para a nossa vida é compreender e aceitar que na busca pela felicidade e sucesso nem tudo depende da gente e que nosso futuro não depende exclusivamente de nós porque existem inúmeros fatores a que estamos sujeitos e que não podemos controlar. Assim sendo, por mais que eu faça o máximo na busca de meu ideal sempre poderão haver obstáculos ou acontecimentos que me impedirão de atingir o sucesso almejado.
Portanto, se não chegarmos lá, não significa que sejamos seres fracassados, pois não podemos absorver a culpa por todos os problemas e adversidades que enfrentamos, por mais que o mundo tente dizer o contrário, que só depende de nós, que está tudo em nossas mãos isso não é verdade pois não controlamos todos os eventos e acontecimentos da nossa vida. Ao compreendermos isto, cai por terra toda a falsa premissa dos livros, métodos e conteúdos de autoajuda que vivem pregando o contrário.
Nos fatores que podemos agir, intervir e modificar, devemos nos dedicar ao máximo para irmos na direção que almejamos, mas se não for possível vencer ao final do caminho não podemos nos deixar abater, nos culparmos, culparmos aos outros, nos fazermos de vítimas, etc. O melhor sempre é buscar novos caminhos, novos ares, novas metas, pois seguindo o mesmo caminho o mais provável chegar novamente ao mesmo fracasso anterior. Em nossa vida sempre teremos frustrações onde quer que estejamos, fazendo o que quer que seja, pois isso é parte do viver. Assim sendo não há porque culpar o caminho que escolhemos quando fracassamos pois em todos os caminhos poderiam haver fracassos, e por isso não podemos nos apegar demasiadamente a determinados objetivos, sonhos e metas quando não conseguimos realizá-las, isso é a raiz dos maiores desânimos e causa de grandes depressões.
A persistência às vezes é necessária, quando sentimos que podemos atingir os objetivos, mas a insistência no erro quando fica claro que será muito difícil ou impossível chegar lá é altamente negativo para a nossa vida, principalmente pelo tempo que perdemos.
Muitos se acham frustrados porque não conquistaram tal sonho ou não atingiram tal objetivo, e as vezes ficam deprimidos por não terem coisas ou posições sonhadas desde muito, como se essas realizações fossem trazer a paz e a felicidade em suas vidas. É preciso ter a maturidade para compreender que isso não é verdade, que qualquer escolha que fizéssemos em nossa vida traria dificuldades inerentes, mas infelizmente poucos tem essa capacidade, muitos acham que a sua vida seria melhor se elas tivessem feito outras escolhas, o que traz desânimo e desalento para quem pensa assim, sendo esse um dos principais erros a se evitar nesta jornada pelo autoconhecimento.